A 14ª edição do Barro Preto Fashion Day começa, amanhã, sexta-feira, dia 10, e se encerra, sábado, dia 11 de março, na rua Guajajaras entre ruas Mato Grosso e Araguari. O objetivo é valorizar a pluralidade da moda produzida e comercializada no bairro. Várias marcas e lojas da região irão participar e apresentar suas coleções durante os desfiles abertos ao público.
O tradicional evento faz parte do calendário fashion de Belo Horizonte e dialoga com música, gastronomia, entretenimento e lazer. A expectativa é de um público estimado em 5 mil pessoas.
Amanhã, sexta-feira, o evento começa, às 14h e termina, às 22h. E no sábado, das 10 às 18h.
Nessa edição, o lado comercial é o foco dos realizadores do evento, instituições conceituadas e centradas nos negócios como a Ascobap – Associação Comercial do Barro Preto, Fecomércio, Sesc e Senac em Minas e Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva-MG).
Segundo o presidente da Ascobap, José Paulino, “cada empresa participante do BPFD trará a Belo Horizonte um lojista de fora da capital mineira dentro do projeto turismo de compras, o que significa oferta de agens e hospedagens”. Além de conhecerem as oportunidades comerciais do bairro, eles participarão de experiências gastronômicas e outras vivências programadas pelos organizadores.
Para Lúcio Faria, presidente do Sincateva-MG e vice-presidente da Ascobap, “o BPFD irá proporcionar aos lojistas de outras cidades uma visão do que há de melhor na moda mineira. Em ambiente seguro, conhecerão de perto as tendências da próxima estação em diversos segmentos e estilos com preços atrativos”.
O Barro Preto Fashion Day tem o patrocínio da prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur, da CDL BH – Câmara de Diretores Lojistas e do Sebrae/MG. A produção executiva é da Top Agency e a coprodução da Giro Eventos.
Estará em destaque na arela a produção do atacado e do varejo do bairro, como segmento festa, fast fashion, praia, gestante, lingerie, fitness, kids, jeanswear.
A apresentação dos lançamentos para adultos aconteceu no dia 10, sexta-feira, às 16h; Já os desfiles infantis acontecem amanhã, sábado (dia 11), entre 11h30 e 14h.
Programação
Além da moda, o BPFD conta com uma programação versátil, que envolve música, gastronomia, entretenimento, oficinas temáticas, entre outras atrações, dialogando com a cultura e com o lazer. Entre muitas novidades que marcam a 14ª edição, o evento estreia um Festival de Gastronomia, que terá como atração a comida italiana e sua influência no cardápio mineiro, levando em conta a história e a origem do Barro Preto. Cinco restaurantes foram convidados para participar da ação e funcionarão em estruturas montadas no local para receber o público na sexta-feira, das 14h às 22h, e no sábado, das 10h às 18h.
Outra atração será o desfile dos novos criadores, no sábado (15h30), antecedendo o desfile principal, com destaque para Florent, marca belo-horizontina com concepção sustentável, que tem se sobressaído no mercado. Na sequência, no mesmo dia, haverá shows de Polly Angel, Léo Franklin e Banda e Banda Via Láctea.
No sábado, a programação começa às 10 horas com uma agenda que apresenta o Núcleo de Formação em Dança e o Coral jovem do Sesc, os desfiles infantis, show de cantora e compositora mirim Marcela Jardim, um fenômeno musical que detém mais de 277 mil seguidores no Instagram, cujo repertório a pelo pop, batidão romântico e brega funk. Leo Franklin e Banda fecham o Barro Preto Fashion Day, com nova apresentação às 16h.
Simultaneamente, acontecerão várias atividades nos dois dias desse grande festival de moda, como oficinas e workshops realizados na Carreta Senac, que tem levado educação profissionalizante a vários recantos de Minas desde 1998; espaço saúde; espaço lazer; apresentação do Robô de LED com entrada no mini trio elétrico, que promete envolver, sobretudo, o público infantil no sábado.
Cerca de 5 mil pessoas estão sendo esperadas durante os dois dias do evento, que envolve uma superprodução para ser realizado. Segundo Lúcio Faria, o BPFD é um evento fundamental criado a partir das relações que a associação construiu ao longo de 25 anos com comerciantes do bairro, autoridades e instituições, entre eles a Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur, Sincateva, Sistema Fecomércio, Sesc, Senac em Minas, Sebrae, CDL BH, entre outros.