Estrada Real – Rota do Café

Na Estrada Real, de acordo com historiadores, o fruto chegou aqui por volta de 1707 através dos tropeiros, que traziam as sementes nas viagens de transporte do ouro.

Há quem diga que o dia só começa depois de uma boa dose de café, há quem use a bebida para se despertar e, ainda, tem aqueles que têm sempre uma xícara ao lado para se inspirar.

Alguns o preferem forte, escuro e encorpado, outros, mais fraco, clarinho, quase um “chafé”. Independente de como você prefira, é unânime dizer que o cafezinho faz parte da rotina do brasileiro.

Não existem registros oficiais sobre a origem do café. Sabe-se, entretanto, que se trata de uma planta nativa das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária).

Publicidade

(Foto: acervo/IER)

Na Estrada Real, de acordo com historiadores, o fruto chegou aqui por volta de 1707 através dos tropeiros, que traziam as sementes nas viagens de transporte do ouro. 

Em Minas Gerais o café é levado a sério! O Estado é responsável pela maior parte da produção da safra nacional do fruto, e principal produtor de cafés especiais do país, o tipo se diferencia por sua produção desde o plantio, ando pela colheita e chegando até a xícara.

Seja com queijo, quitanda ou até puro, para dar aquela despertada, nossos cafés são, de fato, especiais.

Além de ser referência na produção e na qualidade do café, Minas também é um estado que abriu as porteiras de suas lavouras e separamos variadas experiências turísticas ligadas à bebida.

(Grãos de café. Foto: Xará/acervo Setur MG)

Em São Lourenço, é possível conhecer os processos produtivos e as características da produção, em roteiros especiais, pensados para promover uma verdadeira imersão nas terras do café. 

Ainda tem eio de balão, a cavalo, piquenique, degustações, oficinas de preparação de drinks e outras mil experiências imperdíveis.

Agora, se isso tudo ainda não for suficiente, experimente um revigorante banho de café oferecido nessa que é uma das mais famosas estâncias hidrominerais brasileiras, é uma experiência única e, literalmente, imersiva no universo dos cafés especiais. 

Um banho revigorante que traz diversos benefícios para a sua pele e saúde. A cidade de São Lourenço em Minas Gerais é conhecida por suas águas curativas e seu clima agradável.

(Plantação de café em Carmo de Minas. Foto: Patrick Grosner/Setur MG)

Em Carmo de Minas (foto) o visitante poderá visitar a Rota do Café Especial, que possibilita ao visitante caminhar pelas plantações de café, visitar o pátio de secagem mais alto do país, contemplar paisagens belíssimas e finalmente degustar o café especial de altitude em uma típica mesa mineira, na tradicional sede da Fazenda Sertão (foto abaixo).

(Fazenda Sertão – Foto: Rota do café/Facebook)

Ainda pelos caminhos do café, a rota de produtores orgânicos da Serra dos Noronhas, em Itanhandu, é uma ótima oportunidade para tomar um autêntico café caipira, com aroma forte do café moído e torrado de forma artesanal, juntamente com as quitandas à base de milho, compotas de doces de frutas da época e, claro, uma boa prosa mineira. 

É possível avistar os cumes mais altos da Serra da Mantiqueira, com destaque para a Pedra da Mina (2.797m), o 4º maior Pico do Brasil e o Pico dos Três Estados (2.656m).

Na Mantiqueira, temos também em Soledade de Minas, a vivência do processo de produção de uma fazenda de cafés especiais, com modernas instalações de processamento. Uma oportunidade de conhecer as extensas plantações, os belos mirantes e o processo de produção do pé café à xícara.

Quando falamos em Café, geralmente, uma das primeiras imagens que vem à mente é uma singela xícara, que sempre é  acompanhada de alguma quitanda e uma boa prosa. Mas é possível saborear esse fruto de outra maneira!

Senhora de Oliveira, é o destino ideal para quem busca por sabores diversos. E, como toda cidade Mineira, o café é protagonista e está sempre presente nas mesas servidas com muita fartura! O produto também é usado como ingrediente em outras receitas deliciosas.

Um delicioso Licor de Café é mais uma maneira especial de saborear esse ingrediente tão acolhedor. Para aproveitar o calor que chegou, um café gelado é uma pedida ousada e deliciosa, podendo aproveitar a diversidade de acompanhamentos e das possibilidades de drinks, como a junção da bebida com uma boa cachaça mineira. 

Além do tradicional café, da diversidade de acompanhamentos e das possibilidades de drinks, o café ainda pode nos surpreender muito na cozinha. O biscoito de café tráz ingredientes simples quanto ar um cafezinho e tem sabor de saudade e cheiro de casa de roça.

Todo mundo sabe que o mineiro é chegado num “dedim” de prosa, e se a conversa for regada a um bom café fica melhor ainda. 

Conhecer histórias por trás dos pratos e bebidas, entender tradições, descobrir curiosidades sobre o cultivo, a preparação de alimentos e até sobre os utensílios de preparo é uma forma de adquirir novos conhecimentos, se aproximar da cultura local e, claro, aproveitar ao máximo um destino.

Estrada Real: Uma estrada, seu destino!

66

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade