O Natal é um dos momentos mais esperados do ano por muitas pessoas. É tempo de refeições em família, presentes, ilusão e magia. Mas também é um momento de excessos e, embora gostemos de comer, isso pode acabar prejudicando nosso corpo e nossa mente.
O primeiro cuidado vem na hora de montar e desmontar a árvore de natal. Tanto na montagem quanto na desmontagem: poderíamos contar as vezes que dobramos, esticamos e torcemos incorretamente a coluna ao manusear a árvore?
As más posturas põem à prova a nossa coluna lombar, pois hiperflexionamos as articulações, os músculos trabalham com força e colocamos os discos intervertebrais em tensão quando decoramos a árvore, acendemos as luzes ou nos abaixamos para embrulhar presentes. A árvore pode ser bonita, mas se não tivermos um pouco de cuidado, o Natal pode nos devolver um janeiro com dor e desconforto nas costas.
No Natal há sempre muita comida e bebida, levando a ressacas e dores gastrointestinais. Além disso, amos muito tempo sentados para longas refeições e jantares em família, mas também muito tempo em pé preparando-os.
Ficar muito tempo em pé pode causar desconforto na região lombar e, se estivermos manipulando alimentos, podem ocorrer situações de tensão nos ombros e pescoço. O ideal é descansar os pés alternadamente em um banco e assim descansar a região lombar enquanto prepara o cardápio natalino.
Recomendamos ainda que aproveite qualquer momento para se sentar e descansar as pernas e as costas. Dessa forma, você não notará tanto peso à noite e aproveitará mais a noite.
Planeje bem almoços e jantares para moderar a quantidade de comida que comemos em cada ocasião. Desta forma teremos um cardápio balanceado para compensar a quantidade de comida.
Apesar de serem comidas com variedades de carnes, frutos do mar e doces, é preciso tentar priorizar frutas e verduras. Graças ao seu baixo teor calórico e ao seu poder saciante, pode nos ajudar a desacelerar na hora de comer outros alimentos.
Para combater o álcool, recomendamos beber muita água e alguma infusão para purificar o corpo e restaurar o corpo.
O abuso de açúcar, junto com álcool e cafeína pode causar uma sobrecarga devido ao esforço excessivo das glândulas supra-renais. Isso é conhecido como fadiga adrenal. O principal sintoma é o cansaço. Uma dieta sem excessos contribui para um melhor equilíbrio, isso deve ser levado em consideração neste longo período de refeições abundantes.
Nós profissionais da saúde não podemos competir com o seu desejo de viajar e curtir nessas datas, mas pedimos que procurem se cuidar. Intercale os eventos de Natal com momentos de descanso e calma, que não só o convidarão ao sono, como também fortalecerão o seu sistema imunitário e evitarão desconfortos imediatos.