Estrada Real – Bolerata no Serro

Além da Bolerata, o Serro tem um rico e preservado acervo arquitetônico e festividades culturais como a Folia de Reis e Festa de Nossa Senhora do Rosário.
Fotos: Associação Serra/ Vera Cunha Bolerata/Direto do Serro Bolerata/ConheçaMinas.

A tradicional Bolerata, bolero com serenata, é uma das mais emocionantes atrações turísticas e culturais do Serro. Criada para fomentar o circuito cultural e musical da região dos Diamantes, a Bolerata vem sendo realizada desde 2001 nos mesmos moldes da Vesperata de Diamantina.

Das sacadas do casario colonial do centro histórico, o palco contorna o público que se posiciona no centro do espetáculo, juntamente com o maestro ao som da Banda de Música centenária, distribuída no cenário setecentista do Serro.

Com uma proposta itinerante, com seis pontos de apresentação no centro da cidade, e repertório mais dançante, a Banda de Música Santíssimo Sacramento, composta por 43 músicos,executa das sacadas dos sobrados músicas que vão do erudito ao popular, com obras mais conhecidas como fanfarras, peças clássicas, e claro, Boleros.

Publicidade

Ao longo de seus 113 anos, a Centenária Banda, diferentemente de Diamantina, que possui duas bandas atuando nas apresentações da Vesperata, é a única banda a realizar as apresentações da Bolerata e mantém viva a tradição da marcha e desfiles, encantando plateias com seus dobrados e músicas clássicas, cinematográficas e religiosas e enriquecendo e divulgando a cultura e tradição musical da cidade.

Uma vez por mês, no período de abril a dezembro, durante duas horas e trinta minutos,a banda de música sai das praças, sobe as escadas dos casarões e ocupa as sacadas e janelas, para um concerto à luz da lua, com boleros, MPB, dobrados e músicas da seresta mineira. Além das músicas, performances artísticas de teatro e dança que, reúnem artistas locais, tornaa festa uma das mais bonitas do Serro.

O centro da cidade, com seus belos e preservados casarões, a beleza da escadaria e Igreja de Santa Rita, emolduram a paisagem da noite cultural. A culinária do Serro também é um atrativo a parte nas apresentações, representada pela Elzinha Nunes, filha da terra e também da mais famosa serrana, Dona Lucinha, é uma entusiasta da Bolerata e traz no sangue o amor pela cozinha e pelastradições.

Os turistas no centro da praça podem saborear os produtos da terra, como o famoso queijo do Serro, patrimônio imaterial de Minas Gerais, a cachaça e doces. Quem não se contenta em ficar sentado, ouvindo, levanta da mesa e dança à vontade.

Além da Bolerata, o Serro tem um rico e preservado acervo arquitetônico e festividades culturais como a Folia de Reis e Festa de Nossa Senhora do Rosário. Os distritos do Serro são um convite para esticar a viajem e aproveitara sua simplicidade e belezas naturais. Opções não faltam como Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Vila de Mato Grosso e Capivari.

O som das bandas, que ecoa por todos os cantos, becos e ruas da tricentenária cidade serrana, emociona, encanta e alegra a alma! Estrada Real: Uma estrada, seu destino!

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade