Benefícios do Plasma Rico em Plaquetas PRP

O plasma rico em plaquetas (PRP) é uma nova ferramenta terapêutica que revolucionou o mundo da medicina devido aos sucessos terapêuticos.
[gspeech-circle]
Foto: Dr. Alberto Rafael Jr.

   O Plasma Rico em Plaquetas, também conhecido por PRP, é um tratamento eficaz e minimamente invasivo, comumente utilizado em lesões de tendões, osteoartrites, dores musculares, lesões musculares, condromalácia e lesões de menisco, entre outras.

   É feito a partir de uma amostra de sangue do próprio paciente, que é processada em laboratório, dedicado à terapia celular.

   Esse processo produz um concentrado de plaquetas rico em fatores de crescimento, que se infiltram na área danificada para estimular a rápida recuperação. É usado para tratamento em todos os campos, como odontologia e cirurgia plástica, e a terapia PRP também é usada em ortopedia para tratar lesões do aparelho locomotor.

Publicidade

   As plaquetas têm principalmente “a função de solidificar o sangue” e “a função de produzir fatores de crescimento que promovem o reparo tecidual”.

   Como você já deve ter visto, depois de um tempo de sangramento de um corte, o sangramento para e a ferida fecha naturalmente. Quando ocorre uma entorse, a área afetada incha imediatamente após a lesão (sangramento interno), eventualmente ficando azul e o inchaço desaparece gradualmente.

   As plaquetas desempenham um papel importante nestes processos de cura. A ação das plaquetas permite que nosso corpo mantenha sua autodefesa e se cure.

   No entanto, quando há um desequilíbrio entre a capacidade de reparar o tecido e a capacidade de destruí-lo, a capacidade de autocura é enfraquecida.

   Portanto, a terapia com PRP é um tratamento que pode trazer à tona o poder de reparo original injetando PRP, que contém um grande número de plaquetas, na parte danificada.

   O PRP é uma terapia celular autóloga, ou seja, utiliza células do próprio paciente, facilitando assim a regeneração tecidual da forma mais natural possível.

   Entre seus principais benefícios estão:

   – Sendo um procedimento ambulatorial, é minimamente invasivo e rápido. Isso permite que o paciente continue com sua vida habitual.

   – O Plasma Rico em Plaquetas tem o potencial de estimular a resposta reparadora do corpo.

   – Também aumenta o colágeno, que é preponderante para manter a estrutura dos tecidos.

   – O PRP não tem efeitos colaterais e, na maioria dos casos, o paciente sai da consulta sem problemas.

   O procedimento é realizado no mesmo dia, tanto a coleta da amostra, quanto o processo laboratorial e a infiltração. Assim, é feitoem apenas umamanhã.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade