Como prevenir as cãibras musculares?

Coluna Dr. Alberto Rafael Jr.
Freepik

As cãibras musculares são contrações ou espasmos repentinos em um ou mais músculos, sem que a pessoa afetada pretenda fazê-lo ou seja capaz de relaxá-lo. Eles são muito comuns e geralmente ocorrem após o exercício. Algumas pessoas têm cãibras musculares, especialmente nas pernas, à noite.  Eles podem ser dolorosos e durar de alguns segundos a vários minutos. A melhor maneira de parar a dor intensa é alongar o músculo em questão.

A dor que você sente é muito intensa, se você a tiver à noite, sem dúvida, acordará da dor aguda e repentina que sentirá.  Depois de ter uma cãibra, o músculo se sentirá um pouco ressentido e cansado, embora você não tenha maiores consequências além do desconforto na área afetada.

Qual é a causa das cãibras musculares?

Publicidade

– Tensionar ou ocupar demais um músculo, seja pela prática de esportes ou qualquer atividade que envolva mantê-lo na mesma posição por muito tempo.
– Compressão do nervo, de problemas como uma lesão na medula espinhal ou um nervo comprimido no pescoço ou nas costas
– Desidratação
– Baixos níveis de eletrólitos, como magnésio, potássio ou cálcio
– Músculos com pouco suprimento sanguíneo
– Temperaturas elevadas no momento do exercício físico.
– Má técnica de exercício.
– Gravidez (retenção de líquidos, ganho de peso e compressão nervosa)
– Medicamentos (exemplo: diuréticos)

Quando é necessário consultar um profissional de saúde para cãibras musculares?

Em geral, as cãibras musculares são inofensivas e desaparecem após alguns minutos.  Mas você deve entrar em contato com um profissional de saúde se as câimbras são:

– Severos
– Frequentes 
– Longa duração 
– Não melhoram com alongamento e ingestão de líquidos suficientes
– Acompanhados por inchaço, vermelhidão, sensação de calor ou fraqueza muscular
 
Quais são os tratamentos para cãibras musculares?

– Alongue ou massageie suavemente o músculo
– Aplique calor quando o músculo estiver tenso e gelo quando o músculo estiver dolorido
– Beba mais líquidos se estiver desidratado
– Se a causa das cãibras for outro problema de saúde, o tratamento do problema específico provavelmente ajudará.  
– Consultar um fisioterapeuta que aconselhe e ajude a alongar e massagear seus músculos da melhor maneira.  
– Consulte também seu médico de família sobre como se hidratar melhor e verifique se você tem alguma deficiência mineral em um exame de sangue.

Como as cãibras musculares podem ser prevenidas?

– Alongue os músculos, principalmente antes do exercício.  Se você tiver cãibras nas pernas à noite, alongue os músculos das pernas antes de dormir. Se sofre de cãibras com frequência, deve consultar o seu médico de família ou fisioterapeuta para obter os melhores conselhos possíveis.
– Tente ajustar a intensidade e a duração do exercício físico.  Dessa forma, seu corpo terá tempo para se ajustar ao aumento da atividade.
– Verifique se você está hidratado, pois a desidratação é uma das causas que podem causar cãibras.  A cor da urina é um indicador útil para conhecer o grau de hidratação de uma pessoa.  Geralmente, a urina de cor escura indica que a pessoa está desidratada;  por outro lado, a cor ideal, por assim dizer, seria um amarelo pálido.
– É aconselhável usar roupas apropriados para o exercício.  Se você usa algum equipamento específico para esportes, certifique-se de que ele é adequado para você e que você sabe como usá-lo com segurança.
– Muitas vezes, o calçado inadequado pode colocar um músculo sob tensão, sem perceber, por um período prolongado de tempo.  Se você faz atividade física, certifique-se de ter os sapatos certos para você.
– Após o exercício, a reposição de eletrólitos perdidos ajudará a prevenir cãibras.  O importante é ter uma alimentação saudável e balanceada.  Exercitar-se em clima quente ou úmido fará com que você perca mais sais e eletrólitos através do suor.  Nesse caso, você precisará substituí-los adicionando sal aos alimentos ou bebendo certas bebidas energéticas isotônicas. No entanto, não faça isso se tiver pressão alta ou problemas cardíacos ou renais, pois o excesso de sal pode agravar esses problemas.  Para mais informações, consulte o seu médico de família.
– Descanso: muitas vezes as cãibras musculares ocorrem devido à demanda muscular excessiva.  Tenha em mente que o esporte é muito bom, mas às vezes o corpo precisa relaxar. Tente reduzir a atividade física para que seus músculos possam descansar.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade